CONCIENTIZAÇÃO É O MAIOR DESAFIO DA COLETA



Existe um consenso entre todos os envolvidos no processo de reciclagem de embalagens:
o consumidor tem grande responsabilidade nos índices.
Apesar da coleta também depender de iniciativa da indústria, sem a colaboração dos consumidores fica difícil atingir as metas.

E o maior problema está no grau de instrução desses consumidores, que muitas vezes não sabem do seu papel nessa cadeia. "O consumidor é o dono da embalagem", afirmou Hermes Contesini, responsável pela área de relações com o mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet). Cerca de 51% da produção de PET no Brasil é reciclada, o que representa 194 mil toneladas por ano.

Stefan David, consultor de reciclagem da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro, concorda com Contesini e afirmou que como o Brasil ainda não possui uma legislação ambiental que obrigue a coleta seletiva - como alguns países europeus - o papel dos consumidores é ainda maior. "Ao contrário do Brasil, existe nesses países uma pressão social muito forte para que se resolva as questões ambientais", explicou.No Brasil, 45% do que é produzido de embalagens de vidro é reciclado - cerca de 400 mil toneladas por ano. Há dez anos, esse índice era de 36%, mas está estável há três anos.

A Tetra Pak, maior fabricante de embalagens do tipo longa vida do Brasil, começou seu projeto de reciclagem no País em 1997, com 500 toneladas, e dedica parte de seu investimento no setor a projetos de educação ambiental de alunos de escolas públicas.

Segundo Fernando Von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak, o programa está em 40 mil escolas públicas. Além dos alunos, a empresa também treina os professores.No ano passado, a companhia reciclou 49 mil toneladas. De acordo com Von Zuben, em onze anos, o número de recicladores alcançou 27. Em 2007, cerca de 25,5% da produção de embalagens de papel-cartão foi reciclada. "Queremos chegar a 40% em 2010 e fechar este ano com 27%", explicou.

Fonte: W. G. F. (Gazeta Mercantil)